..:::::::_______Engatatuno_______:::::::..

_________________________________________RA-TA-TA-TA, OLÉ!________________________________________

13.5.05

A Praia... Uma visão turística.

O desenvolvimento do primeiro exemplo de Turismo de Massas, ocorreu no seio da classe industrial trabalhadora, nas cidades industriais no Norte da Inglaterra. Esse crescimento viria a ser ainda maior quando se deu a introdução e desenvolvimento dos caminhos-de-ferro, em meados do séc. XIX.
Já durante o séc. XVIII as classes profissionais e mercantis se banhavam na água do mar e acreditavam nas suas propriedades terapêuticas e medicinais. Nesta época, e uma vez que o seu propósito era unicamente terapêutico e medicinal, os banhos eram de imersão e eram tomados, a maior parte das vezes, no Inverno. Os indivíduos que iam à praia, tinham sido previamente aconselhados por médicos e tomavam banho sem qualquer roupa. A praia era sinónimo de tratamento e não de prazer.
Contudo, à medida que os banhos de mar se iam tornando mais populares, tornava-se cada vez mais difícil, para as classes dominantes, restringir o seu acesso. Houve mesmo praias que foram vedadas, tendo um portão onde se tinha de pagar uma taxa de acesso à praia, de forma a excluir as “classes impróprias”.
Houve um grande aumento de poder de compra entre as populações industriais. Os rendimentos das mesmas quadruplicaram, ao longo do séc. XIX. Este facto contribuiu para que essas populações pudessem poupar, de forma a poderem passar férias.
Com este crescimento houve também uma rápida urbanização. Em 1801, 20% das populações vivia em cidades. Em 1901, essa percentagem subiu para 80%. Esta situação levou a altos níveis de sobrepopulação e pobreza.
Particularmente nas novas cidades industriais, o trabalho passou a ser organizado como uma relação espaço-tempo, separado do lazer, religião e festividades. Os industriais tentaram impor uma disciplina rigorosa nos trabalhadores, introduzindo rígidas regras de assiduidade e pontualidade, punindo quem as não cumprisse. Foram elaboradas campanhas contra o ócio, o consumo de álcool, a linguagem indecorosa e as folgas. Muitas feiras foram abandonadas e os dias santos tragicamente reduzidos. A partir dos anos 1860, a ideia de “civilizar a reles classe trabalhadora” através do lazer organizado, tornou-se mais alargada a patrões, reformadores da classe média e ao estado. As formas mais usuais de lazer eram a instrução escolar, a educação musical, o exercício físico e as excursões.
Na segunda metade do séc. XIX foram introduzidas novas leis, de forma a proteger os interesses dos trabalhadores. À medida que o trabalho ia sendo cada vez mais organizado, o número de horas ia sendo cada vez mais reduzido. Um aspecto muito importante foi a introdução das meias-folgas, principalmente aos Sábados. Phelps-Brown referiu que: ‘a concretização de uma semana de trabalho que não excedia as 54 horas e que continha uma meia-folga era única no seu tempo e era conhecida como “la semaine anglaise”.’
A implantação de folgas mais longas foi pioneira no norte da Inglaterra. Os industriais começaram a aperceber-se que esta medida só trouxe benefícios, uma vez que os operários apresentavam maiores índices de produtividade. Contudo, foi a pressão exercida pelos trabalhadores que levou a estas mudanças.
A partir dos anos 1860, os períodos de férias começaram a envolver viagens desde as zonas de residência, até ao litoral.
Em finais do séc. XVIII e princípios do séc. XIX, houve uma alteração nos valores, que esteve em parte relacionada com o romantismo. O romantismo sugeria que todos tinham direito a olhar a paisagem e apreciá-la. Como tal, a paisagem costeira também estava inserida neste padrão, tendo encorajado os banhos de mar.
Uma grande parte do turismo do séc. XIX era baseada no mar e nas suas propriedades terapêuticas. Para concluir, um dos principais factores que levou ao turismo massificado foi o desenvolvimento dos transportes,sem eles o turismo não seria possível!